Se você ver seu hamster meio triste, e sem correr muito, pode ser estresse. Então, observe ele por uns dias sem incomodá-lo muito. Se não melhorar, procure um veterinário. Você deve estar sempre atento para qualquer mudança em seus hábitos, porque isso pode ser um indício para alguma doença. Veja se a orelha não está tremendo e nem muito suja ou enrugada. Se as unhas e dentes estão aparadas e bonitas. Olhos vivos e ofuscantes. Se não espirra ou tem escorriações no nariz e boca. Pés, se está andando normalmente. Rabo, se não está úmido. Qualquer indício de doença, procure um veterinário. Você deve conhecer seu amiguinho mais do que ninguém. Quando os hamsters começam a ficar velhos, ficam sonolentos, não comem muito, começa a cair pêlo, sua visão fica pior ainda e parecem estar fracos. Isso é perfeitamente normal e não precisa se preocupar. Apenas redobre sua atenção para com ele. Não deixe faltar nada e facilite mais sua vida, picando os alimentos em pedacinhos menores, etc.Veja abaixo algumas doenças:
DIARRÉIA - Talvez ocorra por causa de certos alimentos ingeridos pelo hamster. É por isso que é bom evitar dar alface e mais alguns tipos de verduras. (veja a lista na parte de alimentação). Tente descobrir o que é que fez mal e suspenda as verduras, até ele melhorar. Se não sarar logo, procure um veterinário. É que essa doença é uma das mais perigosas, podendo ser fatal dependendo da gravidade.
WET TAIL OU RABO MOLHADO - Esta doença é muitas vezes confundido com a diarréia, e é aí que mora o perigo, pois a forma de tratamento é diferente. Os sintomas são bem parecidos c/ a diarréia e o cocozinho é esbranquiçado. É necessário tratar com antibióticos para combater as bactérias do intestino, causadora da doença por isso é recomendado levar seu hamster a uma consulta em um veterinário rapidamente, pois essa doença pode levar o hamster à morte em apenas 2 dias.
CONJUNTIVITE - Se o seu hamster aparecer com um ou os dois olhos fechados e lacrimejando ou com secreções, pode ser uma alergia causada por algum material que esteja usando na gaiola, pó, cisco, fumaça ou algum material químico. Faça o tratamento usando água boricada ou soro fisiológico. É só pegar um chumaço de algodão, molhar com um pouco de água boricada ou soro morno e ir passando levemente até retirar as secreções. Repita isso de 4 em 4 horas. Depois de limpar as secreções, utilize um colírio bem fraquinho como o "Lerin". Se o seu hamster não melhorar, daí pode não ser infecção e sim alergia causada por algum material que esteja utilizando na gaiola. Nesse caso, não adianta fazer só o tratamento. É necessário descobrir o que é que está fazendo mal e retirá-lo.
DENTES - Às vezes pode ocorrer problemas dentários que causam inchaço e infecção na raiz do dente. Essa raiz pode estar localizada bem abaixo do olho e devido ao inchaço, pode acabar dando a impressão de que o problema seja no olho. Para esse caso, consulte um especialista.
RESFRIADOS - Causado pela mudança repentina do clima. O nariz começa a escorrer e pode até espirrar. Os olhos também mudam de tonalidade parecem estar chorando. Coloque-o em um lugar mais quentinho (não super quente) e espere um pouco para ver se melhora, porque ele pode ter problemas com a respiração. Se nao houver sinais de melhora, procure um profissional, antes que ele pegue uma pneumonia.
PNEUMONIA - É um estágio mais avançado do resfriado. Procure um veterinário e este lhe indicará o melhor antibiótico e mucolítico para dissolver as secreções pulmonar.
SARNAS - Se você perceber que seu hamster fica muito tempo se coçando e começa a perder pêlo na parte do bumbum e barriga, então podem ser os primeiros sinais de sarna. O tratamento não é difícil. Você pode ajudar no combate, colocando tabletes de levedura despedaçados na comida do hamster. Mas esses tabletes são apenas para ajudar no combate. O ideal é levá-lo a um veterinário especializado em animais de pequeno porte e adquirir um remédio para passar nos lugares atacados pela sarna. Nos hamsters mais idosos, isso ocorre com mais frequência e porisso, a qualquer sinal de sarna, procure os conselhos de um profissional.
SANGUE NA URINA - Existem muitas causas que podem fazer com que o xixi do hamster saia misturado com sangue. O problema pode ser nos órgãos urinários...nesse caso, pode se tratar de cálculo renal ou na bexiga, infecção ou até mesmo um tumor. Nas fêmeas, fora isso, pode ser também algum problema nos órgãos reprodutivos, tais como feto retido ou tumores. Sangue na urina, eu aconselho a levar o seu hamster o mais rápido possível em um especialista.
PARALISIA - Pessoal, as rodas para os hamsters ficarem correndo não é um brinquedo. É um acessório essencial, pois se o seu hamster ficar sem se exercitar, alguns membros podem começar a ficar paralisados.
Retirado do site: Portal do hamster e editado por Sarah Souza.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário